domingo, 23 de março de 2008

CAMINHOS DA RENOVAÇÃO


Mais um texto de Mário:

CAMINHOS DA RENOVAÇÃO


Sobre o ressoar de novos tempos, caminha o homem em direção do auto-encontro. Ao longo de sua jornada evolutiva, conheceu e viveu experiências de diversas matizes. Cada vivência trouxe alento para novas esperanças que esperavam do recomeço, a oportunidade para comungar dias mais felizes.
Mergulhados nos embates da vida, a criatura humana sorri e chora, misturando seus sentimentos em busca de novas nuances que representem paz e equilíbrio. Tais jogos trazem em seu exercício o caráter disciplinatório promovendo, em cada um, o aperfeiçoamento necessário para concretizarmos o crescer.
Em épocas longínquas, um filósofo afirmava em seus verbalismos que o homem disporia de duas portas, uma larga envolta de alucinógenos capazes de envolve-lo em ilusões miraculosas e outra estreita e por vezes tortuosa que o conduziria a perfeição.
Toda perfeição, no entanto, não prescinde renovação. Renovar é tornar novo aquilo que aparentemente aos nossos olhos encontra-se velho. Se olharmos para o exterior veremos que a natureza renova-se em cada alvorecer. O mundo material traz em seus arquétipos, traços do novo retratados nos moldes tecnológicos fruto dos avanços intelecto-cientifícos.
A temática convida-nos a remodelar nosso interior. A renovação do homem inteiro (virtude e defeitos que se confrontam no cotidiano) para o inteiramente homem (unidade consciente). A concretização de tal proposta está intrinsecamente ligada a vivência de sentimentos que toquem a mente e falem ao coração.Quando vivemos emoções que derivam do amor, temos a convicção de estarmos no caminho certo. É preciso que quebremos as amarras que nos atam a atitudes ou comportamentos anti-éticos priorizando sempre o bem como meta primordial a pautar nossa conduta. Renovação é consciência, e não se forma consciência sem tornarem sadias as estruturas do coração através do próprio esforço e da própria luta frente aos óbices do dia-a-dia.
Portanto, o caminho para renovação é estrada que nos põe face a face com nós mesmos, felicitando-nos o ensejo de renovarmo-nos a ponto de em nós, somente existir luz a resplandecer e iluminar os caminhos dos companheiros que ainda não conseguem andar por si só.


Muita Paz!!!!

Mário Henrique

Um comentário:

Celso... disse...

Mário escreve divinamente bem, isso é fato.

=D