domingo, 12 de agosto de 2007

Fan Fest X Praça das Medalhas



Texto publicado em meu fotolog (www.fotolog.com/biano_pe), dia 31/07/2007:
Se me perguntassem antes do Pan de o Brasil teria condições de sediar um Mega Evento Esportivo Mundial( Copa e/ou Olimpíadas) eu seria enfático que “NÃO”, mas depois de presenciar os Jogos do Rio de 2007, tive que rever meus conceitos, e hoje posso responder “ QUEM SABE...TALVEZ!”
A Responsabilidade de um país em sediar uma Copa do Mundo por exemplo, não é de apenas construir estádios, mas de toda uma logística, que envolve um investimento pesado em transportes, instalações, acesso e urbanismo...sem contar com a educação e cordialidade do País sede em receber e acolher povos de várias partes do mundo.
Não quero tirar conclusões nem fazer comparações, mas pensem se a Copa fosse começar amanha, veja nossas principais deficiências primarias:
-Violência Generalizada
-Caos Aéreo
-Malha Ferroviária Inexistente
-Estradas esburacadas
-Metrô insuficiente
-Transporte Coletivo Caótico
-Comportamento nos Estádios(Público mal Educado).....
Poderia aumentar ainda mais a lista, mas acho que só isso basta para perceber que estamos anos luz atrasados em várias aspectos.
Deus me deu a oportunidade de ver de perto a Copa da Alemanha e os Jogos Pan-americanos, um exemplo que poderia comparar era a Fan Fest das cidades sedes com a Praça das Medalhas em Copacabana, na Alemanha existia quiosques com comidas típicas de todas as nações além do país sede e nas lojas de souvenir éramos recebidos por funcionários atenciosos e uma grande variedade de produtos, um grande Telão que “funcionava” transmitia os jogos ao vivo. No Rio era uma bagunça, tinha uns estandes de estados Brasileiros e um Palco com uma programação mal divulgada, os telões nem sempre funcionavam, a loja de souvenir era lotada com longas filas e funcionários estressados.
Apesar de todas as falhas de Logísticas, me surpreendi com o espírito envolvente que o evento deixou na Cidade, acredito que a auto-estima do povo sofrido Brasileiro aumentou um pouco, já que ela é tão desgastada pelos que governam nossas instituições. Espero que todas essas questões sejam revistas, e meu grande medo é que passemos vergonha perante o mundo. Ainda bem que temos gente competente que trabalhando em conjunto com o poder público e a iniciativa privada, possamos sonhar um pouco mais alto.

Nenhum comentário: